Você já ouviu falar em Lesões Cervicais Não Cariosas?
- Dra. Stefani Adam
- 4 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

As LCNC são um tipo de doença que não está associada ao consumo de açúcar como a cárie dental. Mas como as cáries, elas estão cada dia mais prevalentes na população, e por este motivo trago algumas informações.
Essas lesões são aqueles “desgastes” na região do dente perto da gengiva que podem trazer sensibilidade e promover recessão gengival, fazendo a gengiva retrair e o dente parecer maior! Comumente associadas a escovação errada dos dentes, hoje sabemos que existem vários outros fatores e hábitos que implicam nestas lesões.
Algumas das causas podem estar associadas ao stress, pois níveis alterados de cortisol deixam nossa saliva mais ácida; aos hábitos alimentares como uma dieta rica em alimentos e líquidos ácidos, inclusive hábitos que temos para cuidar da nossa saúde; uso de medicamentos que provocam xerostomia, que é a diminuição do fluxo salivar, ou de ansiolíticos que podem aumentar a contração muscular, inconscientemente; doenças gastroesofágicas como o refluxo e algumas situações de mal oclusão também podem desencadear estas lesões, e ainda a clássica escovação muito vigorosa com escovas inapropriadas!
Além da forma de tratamento, o diagnóstico da etiologia, ou seja, o que origina estas lesões, é uma preocupação muito importante, pois a partir dela que saberemos qual conduta é a adequada!
Engajar o paciente ao tratamento, mudar alguns dos seus hábitos, e por fim executar procedimentos de dessensibilização dentinária , restaurar as áreas com dentina exposta e indicar o uso de placas protetoras são algumas das formas de atuar nestas lesões, que hoje ocupam uma parcela grande das queixas dos consultórios odontológicos!
E aí, você conhecia esta doença?
Comments