Clareamento Dental
- Dra. Stefani Adam
- 16 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
O Clareamento Dental talvez seja hoje um dos tratamentos odontológicos mais procurados nos consultórios.
O apelo estético de dentes mais brancos cresceu nos últimos anos, e o clareamento se popularizou muito entre os pacientes.
Mas, afinal, como funciona o clareamento?
O processo de clareamento dental acontece quando colocamos em contato com o dente um produto a base de peróxido, que tem a capacidade de liberar íons de oxigênio e que penetram na estrutura dentária quebrando as moléculas de pigmentos.
Este processo pode acontecer se usarmos basicamente dois tipos de peróxido: de carbamida ou de hidrogênio. A diferença entre eles é a estabilidade, isto é, o tempo de liberação do peróxido, e isto influencia no tempo de tratamento utilizado no clareamento.
Na prática, isto quer dizer que é o dentista que deve indicar qual produto deve ser utilizado e por quanto tempo.
Além disto, podemos dividir em 2 os tipos de protocolos de clareamento; aquele em que o paciente faz em casa e aquele que é feito no consultório.
O clareamento caseiro tende a demorar um pouco mais para mostrar os resultados, porem provoca menos sensibilidade dentinária e oferece um resultado com maior estabilidade a longo prazo. Eu particularmente prefiro este tipo de tratamento.
O clareamento em consultório pode provocar sensibilidade, entretanto promete um resultado mais rápido, mas talvez não tão duradouro.
Alguns mitos devem ser quebrados:
Hoje já sabemos que o famoso clareamento a laser não melhora o resultado do tratamento, isto é, nenhuma fonte de luz influencia o resultado, o que clareia o dente é o gel.
E os alimentos e bebidas pigmentados não impedem o clareamento, não precisamos cortar o café, o vinho ou o chimarrão da nossa rotina.
E isto sim é uma ótima notícia!!!
Embora o clareamento parece um tratamento inofensivo, precisamos avaliar a saúde dos dentes antes de indicá-lo. A gengiva deve estar saudável, não podem haver cáries nem lesões cervicais. Qualquer destas situações devem ser corrigidas antes do clareamento.
Outro detalhe importante que devemos salientar é o fato de que com estes produtos podemos clarear somente a estrutura dentária, e toda e qualquer restauração que o paciente já tenha, não irá mudar de cor, e o paciente precisa estar ciente disto!
Bom gente, as fotos que mostro são todas de tratamento feitos no meu consultório, e a grande maioria são clareamentos caseiros!
É, sem dúvidas, um belo tratamento!

Comments