top of page

O bruxismo e seus efeitos

  • Foto do escritor: Dra. Stefani Adam
    Dra. Stefani Adam
  • 4 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

Tema muito atual, cada vez mais predominante na nossa rotina, o “Bruxismo” é uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação, caracterizado por apertar, encostar ou ranger os dentes e/ou segurar ou empurrar a mandíbula, e pode se manifestar enquanto estamos acordados (em vigília) ou durante o sono (bruxismo do sono).



Os sintomas vão desde dor e fadiga da face, desgastes dentários, hipertrofia da musculatura, endentações em língua, bochechas e até dores de cabeça! Sabe-se da relação etiológica do bruxismo com estresse, tensão emocional, sintomas de ansiedade e depressão! Pode-se também estar associado a outras condições clínicas como os distúrbios de movimento (doença de Parkinson’s), distúrbios neurológicos, por exemplo: coma e paralisia cerebral, distúrbios psiquiátricos, distúrbios respiratórios do sono, como a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.


Ainda pode estar associado ao etilismo, tabagismo, uso de drogas e uso de inibidores seletivos da receptação de serotonina, como por exemplo: a Fluoxetina, Sertralina e Paroxetina. O diagnóstico de bruxismo apresenta um desafio, pois não há um fator isolado que indique que a pessoa apresente esta situação. O que requer, então, um profissional atento a esses vários fatores. O tratamento vai conduzir a mudanças de hábitos, eventual uso de medicamentos e indicação do uso de placas de proteção, as famosas placas de bruxismo.


Estas placas são eficazes em proteger os dentes de desgastes e fraturas e também proteger a articulação temporal mandibular dos efeitos nocivos deste hábito indesejável! É um tema amplo, que deve ser abordado para promover informação na população!


Por isso ajude a divulgar e questionar sobre essas dúvidas!

 
 
 

Commenti


Post: Blog2_Post

©2020 por Stefani Lanius Adam Odontologia.

bottom of page